25 fevereiro 2016

A rotina de sono do Enzo

Como o prometido é devido, trago-vos a pergunta que mais me fazem em relação ao meu filho :"Como consegues que durma a noite inteira?"

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não sou nenhuma profissional do sono infantil, e não tenho qualquer formação parecida. Além disso, cada criança é única, e o que resultou com o Enzo, não quer dizer que resulte com outra criança.
Mas, como me perguntam tanto, deixo o meu testemunho.

Bom, em primeiro lugar importa dizer que o Enzo nunca dormiu mal. Acordava várias vezes por noite para mamar, mas dormia logo em seguida. Durante os 2 primeiros meses, acordou sempre de 3 em 3 horas para beber o leite, e de repente dormiu 9 horas seguidas. Foi mesmo de um dia para o outro, sem ninguém esperar. Confesso que me assustei, e o acordei. Nos primeiros 3 ou 4 dias estava sempre à espera daquelas noites maravilhosas terminarem. Mas, até hoje, graaaaaaças a Deus, continua tudo bem.

Agora a parte mais importante : "Mas o que fizeste para isso?" Bom, a verdade é que não fiz nada!
Foi natural, e foi porque ele quis.
Mas, claro, considero que a rotina que ele sempre teve ajudou muito para isso. Deixo-vos então alguns pontos chave da rotina, que considero que contribuíram para que ele dormisse.

  • Ter horários - É fundamental para um bebé ter horários certos, principalmente quando o fim do dia se aproxima. A criança ainda não sabe que é de dia, ou que é de noite, e cabe-nos a nós arranjar estratégias para lhe começar a acertar o "relógio". Saber o que vai acontecer a seguir deixa o bebé mais calmo e confiante.

  • Dormir no quarto SÓ de noite - Relembro-vos que isto não é uma regra, mas connosco funcionou assim.

  • Reduzir todos os estímulos a partir da hora em que vão iniciar a rotina do sono.

  • Fazer as coisas sempre pela mesma ordem ( Exemplo - Banho, história, beijinho, e cama).

  • Banho à noite - Para além de ajudar a relaxar e a acalmar a criança, é mais uma pista de que a hora de dormir está a chegar.

Há, ainda, mais um fator que eu acredito ter contribuído bastante, mas por ser polémico prefiro não o associar aos pontos chave, pois isso vai de cada família. O Enzo sempre dormiu e dorme connosco. É algo que o agrada, e o tranquiliza para dormir. Se o fazem, e concordam, óptimo! Se são contra, óptimo também! O importante é fazer o que cada família acha melhor, e o que funciona na casa de cada um.

Um beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sê bem-vindo/a :)